BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO
1. O PASSADO MAIS LONGÍNQUO DA CRIANÇA
• Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando começou a andar
e a falar…):
— localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos;
— reconhecer unidades de tempo: o mês e o ano;
— identificar o ano comum e o ano bissexto.
• Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido anteriormente
ou tenha passado férias…
2. AS SUAS PERSPECTIVAS PARA UM FUTURO MAIS LONGÍNQUO
• O que irá fazer nas férias grandes, no ano que vem:
— exprimir aspirações;
— enunciar projectos.
3. O SEU CORPO
• Os órgãos dos sentidos:
— localizar, no corpo, os órgãos dos sentidos;
— distinguir objectos pelo cheiro, sabor, textura, forma…;
— distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos
de máquinas, cores e cheiros de flores…).
• Reconhecer modificações do seu corpo (queda dos dentes de leite e nascimento
da dentição definitiva…).
4. A SAÚDE DO SEU CORPO
• Conhecer e aplicar normas de:
— higiene do corpo (hábitos de higiene diária);
— higiene alimentar (identificação dos alimentos indispensáveis a uma
vida saudável, importância da água potável, verificação do prazo de
validade dos alimentos…);
— higiene do vestuário;
— higiene dos espaços de uso colectivo (habitação, escola, ruas…).
• Identificar alguns cuidados a ter com a visão e a audição (não ler às escuras,
ver televisão a uma distância correcta, evitar sons de intensidade
muito elevada…).
• Reconhecer a importância da vacinação para a saúde.
5. A SEGURANÇA DO SEU CORPO
• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito
úteis para o dia-a-dia da criança: sinais de peões, pistas de bicicletas, passagens
de nível…).
• Identificar alguns cuidados na utilização:
— dos transportes públicos;
— de passagens de nível.
• Conhecer e aplicar regras de segurança na praia, nos rios, nas piscinas.
BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS
E DAS INSTITUIÇÕES
1. O PASSADO PRÓXIMO FAMILIAR
• Reconhecer datas e factos (aniversários, festas…):
— localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos.
• Localizar, em mapas ou plantas: local de nascimento, habitação, trabalho,
férias…
2. A VIDA EM SOCIEDADE
• Conhecer e aplicar algumas regras de convivência social.
• Respeitar os interesses individuais e colectivos.
• Conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso,
votação.
3. MODOS DE VIDA E FUNÇÕES DE ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE
(merceeiro, médico, agricultor, sapateiro, operário, carteiro…)
• Contactar e descrever em termos de:
— idade;
— sexo;
— o que fazem;
— onde trabalham;
— como trabalham…
4. INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS EXISTENTES NA COMUNIDADE
• Contactar e recolher dados sobre colectividades, serviços de saúde, correios,
bancos, organizações religiosas, autarquias…
BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
*1. OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE
**• Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no
ambiente próximo:
**— plantas espontâneas;
**— plantas cultivadas;
**— reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas;
**— conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule,
folhas, flores e frutos);
**— registar variações do aspecto, ao longo do ano, de um arbusto ou
de uma árvore.
**• Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente
próximo:
**— animais selvagens;
**— animais domésticos;
**— reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra,
água, ar);
**— reconhecer características externas de alguns animais (corpo
coberto de penas, pêlos, escamas, bico, garras…);
**— recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que
comem, como se reproduzem, como se deslocam…).
**2. OS ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL
**• O tempo que faz (registar as condições atmosféricas diárias).
**• Reconhecer alguns estados do tempo (chuvoso, quente, frio, ventoso…).
**• Relacionar as estações do ano com os estados do tempo característicos.
**• Reconhecer a existência do ar (realizar experiências).
**• Reconhecer o ar em movimento (vento, correntes de ar…).
**3. CONHECER ASPECTOS FÍSICOS E SERES VIVOS DE OUTRAS REGIÕES
OU PAÍSES
BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES
ENTRE ESPAÇOS
1. OS SEUS ITINERÁRIOS
• Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas…).
• Localizar os pontos de partida e chegada.
• Traçar o itinerário na planta do bairro ou da localidade.
2. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
• Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade.
• Conhecer outros tipos de transportes.
• Reconhecer tipos de comunicação pessoal (correio, telefone…).
• Reconhecer tipos de comunicação social (jornais, rádio, televisão…).
BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS
E OBJECTOS
1. REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM ALGUNS MATERIAIS E OBJECTOS DE
USO CORRENTE
(sal, açúcar, vidro, madeira, barro, areia, cortiça, papel, cera, objectos variados…)
• Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade,
resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade…).
• Agrupar materiais segundo essas propriedades.
• Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais.
• Identificar a sua origem (natural/artificial).
2. REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM O AR
• Reconhecer a existência do ar (balões, seringas…).
• Reconhecer que o ar tem peso (usar balões e bolas com ar e vazios).
• Experimentar o comportamento de objectos em presença de ar quente e
de ar frio (objectos leves sobre um calorífero, balões de S. João…).
3. MANUSEAR OBJECTOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS
(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador,
furador…)
• Reconhecer a sua utilidade.
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização.