Estudo do meio - 2ºano

BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO

1. O PASSADO MAIS LONGÍNQUO DA CRIANÇA 
• Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando começou a andar e a falar…): 
— localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos; 
— reconhecer unidades de tempo: o mês e o ano; 
— identificar o ano comum e o ano bissexto. 
• Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido anteriormente ou tenha passado férias… 

2. AS SUAS PERSPECTIVAS PARA UM FUTURO MAIS LONGÍNQUO
• O que irá fazer nas férias grandes, no ano que vem: 
— exprimir aspirações; 
— enunciar projectos. 

3. O SEU CORPO 
• Os órgãos dos sentidos: 
— localizar, no corpo, os órgãos dos sentidos; 
— distinguir objectos pelo cheiro, sabor, textura, forma…; 
— distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos de máquinas, cores e cheiros de flores…). 
• Reconhecer modificações do seu corpo (queda dos dentes de leite e nascimento da dentição definitiva…). 

4. A SAÚDE DO SEU CORPO 
• Conhecer e aplicar normas de: 
— higiene do corpo (hábitos de higiene diária); 
— higiene alimentar (identificação dos alimentos indispensáveis a uma vida saudável, importância da água potável, verificação do prazo de validade dos alimentos…);
— higiene do vestuário; 
— higiene dos espaços de uso colectivo (habitação, escola, ruas…). 
• Identificar alguns cuidados a ter com a visão e a audição (não ler às escuras, ver televisão a uma distância correcta, evitar sons de intensidade muito elevada…). 
• Reconhecer a importância da vacinação para a saúde.

5. A SEGURANÇA DO SEU CORPO 
• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia-a-dia da criança: sinais de peões, pistas de bicicletas, passagens de nível…). 
• Identificar alguns cuidados na utilização: 
— dos transportes públicos; 
— de passagens de nível. 
• Conhecer e aplicar regras de segurança na praia, nos rios, nas piscinas.


BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

1. O PASSADO PRÓXIMO FAMILIAR 
• Reconhecer datas e factos (aniversários, festas…): 
— localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos. 
• Localizar, em mapas ou plantas: local de nascimento, habitação, trabalho, férias… 

2. A VIDA EM SOCIEDADE 
• Conhecer e aplicar algumas regras de convivência social. 
• Respeitar os interesses individuais e colectivos. 
• Conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso, votação.

3. MODOS DE VIDA E FUNÇÕES DE ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE (merceeiro, médico, agricultor, sapateiro, operário, carteiro…) 
• Contactar e descrever em termos de: 
— idade; 
— sexo; 
— o que fazem; 
— onde trabalham; 
— como trabalham… 

4. INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS EXISTENTES NA COMUNIDADE 
• Contactar e recolher dados sobre colectividades, serviços de saúde, correios, bancos, organizações religiosas, autarquias…


BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

*1. OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE 
**• Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo: 
**— plantas espontâneas; 
**— plantas cultivadas;
**— reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas; 
**— conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule, folhas, flores e frutos); 
**— registar variações do aspecto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore. 
**• Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo: 
**— animais selvagens; 
**— animais domésticos; 
**— reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra, água, ar); 
**— reconhecer características externas de alguns animais (corpo coberto de penas, pêlos, escamas, bico, garras…); 
**— recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam…). 

**2. OS ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL 
**• O tempo que faz (registar as condições atmosféricas diárias). 
**• Reconhecer alguns estados do tempo (chuvoso, quente, frio, ventoso…). 
**• Relacionar as estações do ano com os estados do tempo característicos. 
**• Reconhecer a existência do ar (realizar experiências). 
**• Reconhecer o ar em movimento (vento, correntes de ar…). 

**3. CONHECER ASPECTOS FÍSICOS E SERES VIVOS DE OUTRAS REGIÕES OU PAÍSES


BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

1. OS SEUS ITINERÁRIOS 
• Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas…). 
• Localizar os pontos de partida e chegada. 
• Traçar o itinerário na planta do bairro ou da localidade. 

2. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO 
• Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade. 
• Conhecer outros tipos de transportes. 
• Reconhecer tipos de comunicação pessoal (correio, telefone…). 
• Reconhecer tipos de comunicação social (jornais, rádio, televisão…).


BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS

1. REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM ALGUNS MATERIAIS E OBJECTOS DE USO CORRENTE (sal, açúcar, vidro, madeira, barro, areia, cortiça, papel, cera, objectos variados…) 
• Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade…). 
• Agrupar materiais segundo essas propriedades. 
• Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais. 
• Identificar a sua origem (natural/artificial). 

2. REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM O AR 
• Reconhecer a existência do ar (balões, seringas…). 
• Reconhecer que o ar tem peso (usar balões e bolas com ar e vazios). 
• Experimentar o comportamento de objectos em presença de ar quente e de ar frio (objectos leves sobre um calorífero, balões de S. João…). 

3. MANUSEAR OBJECTOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS (tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador, furador…) 
• Reconhecer a sua utilidade. 
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização.