Estudo do meio - 1ºano

BLOCO 1 — À DESCOBERTA DE SI MESMO

1. A SUA IDENTIFICAÇÃO 
• Conhecer: 
— nome(s), próprio(s), nome de família/apelido(s); 
— sexo, idade; 
— endereço. 

2. OS SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS 
• Seleccionar jogos e brincadeiras, músicas, frutos, cores, animais… 
• Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres… 

3. O SEU CORPO 
• Identificar características familiares (parecenças com o pai e com a mãe, cor do cabelo, dos olhos…). 
• Reconhecer modificações do seu corpo (peso, altura…). 
• Reconhecer a sua identidade sexual. 
• Reconhecer partes constituintes do seu corpo (cabeça, tronco e membros).
• Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, modelagem…). 
• Comparar-se com os outros: 
— com os colegas da escola (mais novo/mais velho, mais alto/mais baixo, louro/moreno…);
— com os pais e irmãos. 

4. A SAÚDE DO SEU CORPO 
• Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes…). 
• Conhecer normas de higiene alimentar (importância de uma alimentação variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes…). 
• Reconhecer a importância de posturas correctas do exercício físico e do repouso para a saúde (estar bem sentado, brincar ao ar livre, deitar cedo…). 
• Conhecer e aplicar normas de vigilância da sua saúde (idas periódicas ao médico, boletim individual de saúde). 

5. A SEGURANÇA DO SEU CORPO 
• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (caminhar pela esquerda nas estradas, atravessar nas passadeiras, respeitar os semáforos…). 
• Conhecer e aplicar normas de prevenção de acidentes domésticos: 
— cuidados a ter com objectos e produtos perigosos (cortantes, contudentes, inflamáveis, corrosivos, tóxicos…); 
cuidados a ter com a electricidade; 
sinalização relativa à segurança (venenos, electricidade…). 

6. O SEU PASSADO PRÓXIMO 
• Descrever a sucessão de actos praticados ao longo do dia, da semana…: 
— localizar no espaço; 
— localizar numa linha de tempo; 
— estabelecer relações de anterioridade, posteridade e simultaneidade (antes de, depois de, ao mesmo tempo que); 
— reconhecer unidades de tempo: dia e semana; 
— nomear os dias da semana.

7. AS SUAS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO PRÓXIMO 
• O que irá fazer amanhã, no fim-de-semana, nas férias que estão próximas…: 
— exprimir aspirações; 
— enunciar projectos.


BLOCO 2 — À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

1. OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA 
• Conhecer os nomes próprios, apelidos, sexo, idade. 
• Estabelecer relações de parentesco (pai, mãe, irmãos, avós). 
• Representar a sua família (pinturas, desenhos…).

2. OUTRAS PESSOAS COM QUEM MANTÉM RELAÇÕES PRÓXIMAS 
• Conhecer os nomes, idades, sexo de: 
— amigos da escola e de fora da escola; 
— vizinhos; 
— o(a) professor(a); 
— outros elementos da escola. 

3. A SUA ESCOLA 
• A sua classe: 
— conhecer o número de alunos, horários, regras de funcionamento, funções dos vários elementos da classe; 
— participar na organização do trabalho da sala (planificação, avaliação…); 
— participar na arrumação, arranjo e conservação da sala, do mobiliário e dos materiais; 
— participar na dinâmica do trabalho em grupo e nas responsabilidades da turma. 
• O funcionamento da sua escola: 
— participar na elaboração de regras; 
— conhecer direitos e deveres dos alunos, professores e pessoal auxiliar.


BLOCO 3 — À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

1. OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE 
• Criar animais e cultivar plantas na sala de aula ou no recinto da escola. 
• Reconhecer alguns cuidados a ter com as plantas e os animais. 
• Reconhecer manifestações da vida vegetal e animal (observar plantas e animais em diferentes fases da sua vida). 

2. OS ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL 
• O tempo que faz (registar, de forma elementar e simbólica, as condições atmosféricas diárias). 
• A noite e o dia (comparar a duração do dia e da noite ao longo do ano…). 
• Reconhecer diferentes formas sob as quais a água se encontra na natureza (rios, ribeiros, poços…). 

3. IDENTIFICAR CORES, SONS E CHEIROS DA NATUREZA (das plantas, do solo, do mar, dos cursos de água, dos animais, do vento…)


BLOCO 4 — À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

1. A CASA 
• Reconhecer os diferentes espaços da casa (salas, quartos, cozinha…). 
• Reconhecer as funções desses espaços. 
• Representar a sua casa (desenhos, pinturas…). 

2. O ESPAÇO DA SUA ESCOLA 
• Reconhecer os diferentes espaços da sua escola (salas de aula, cantina, recreio, outras dependências). 
• Reconhecer as funções desses espaços. 
• Representar a sua escola (desenhos, pinturas…).

3. OS SEUS ITINERÁRIOS 
• Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas, tempos livres…). 
• Representar os seus itinerários (desenhos, pinturas…). 

4. LOCALIZAR ESPAÇOS EM RELAÇÃO A UM PONTO DE REFERÊNCIA (perto de/longe de; em frente de/atrás de; dentro de/fora de; entre; ao lado de; à esquerda de/à direita de…)


BLOCO 5 — À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS

1. REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM ALGUNS MATERIAIS E OBJECTOS DE USO CORRENTE (sal, açúcar, leite, madeira, barro, cortiça, areia, papel, cera, objectos variados…) 
• Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (forma, textura, cor, sabor, cheiro…). 
• Agrupar materiais segundo essas propriedades. 

2. REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM A ÁGUA 
• Realizar experiências que conduzem à conservação da capacidade/volume, independentemente da forma do objecto. 
• Identificar algumas propriedades físicas da água (incolor, inodora, insípida). 
• Reconhecer materiais que flutuam e não flutuam. 
• Verificar experimentalmente o efeito da água nas substâncias (molhar, dissolver, tornar moldável…).

3. REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM O SOM 
• Identificar sons do seu ambiente imediato. 
• Produzir sons (percutindo, soprando, abanando objectos e utilizando instrumentos musicais simples). 

4. MANUSEAR OBJECTOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS (tesoura, martelo, sacho, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador, furador…) 
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.